banner 2 globo esporte (branco).png
banner 1 globo esporte (branco).png

Finta #2: o Brasil em baixa e os efeitos da crise

Carioca e Catarinense são pontos baixos de semana que expôs dificuldades do esporte na pandemia.


O NesF curtiu tentar "prever o futuro" com você por um tempo. Só que a melhor fase da brincadeira foi olhar um pouco para o passado recente e tentar diagnosticar os cenários para os jogos que viriam pela frente. Mais do que um "tabelão", a montagem de um mosaico da semana no futebol brasileiro e mundial – com aquela puxada de sardinha para o futebol paraense, sempre que possível. Foi neste espírito que o quadro nasceu. Aqui, você pode dar uma finta na cobertura diária e repetitiva, em que parece que perder um "episódio" significa deixar de entender o que acontece no mundo do esporte. Por mais que pareça, o futebol não é um seriado televisivo. E se fosse, não seria um; seriam vários. Então vem tentar fazer sentido dessas idas e vindas, na gangorra infinita que é o esporte. Abaixo, os destaques do NesF para a última semana, de 2 a 8 de julho de 2020:


Na Arena Condá, a Chape venceu o Avaí no jogo de ida das quartas de final do Catarinense, por 2 a 0. (Márcio Cunha/Chapecoense)


Pontos negativos

Absolutamente tudo sobre o Campeonato Carioca e os primeiros jogos da volta do Catarinense, de baixo nível técnico – embora seja compreensível. A mordida do lateral Patric, da Lazio, em Donati, do Lecce, em pleno período de pandemia, também se destaca. Além disso, a FIFA segue envolvida em problemas jurídicos na Suíça e volta a repercutir caso antigo na Escócia, em que o Celtic ajudou a acobertar o abuso sexual de crianças nas divisões de base. A luta das vítimas começou lá em 1996.


Grandes momentos

Zenit campeão russo, Olympiacos campeão grego, Dynamo Kiev campeão da Copa da Ucrânia e a sequência de 16 jogos de invencibilidade do Manchester United, liderado por Greenwood, Rashford e Martial. O Benfica, que vinha mal, também jogou em outra rotação na primeira rodada pós-Bruno Lage. Nelson Veríssimo comandará o time até o fim da temporada. Insigne, sobre a fase do Napoli, disse que elenco errou ao se rebelar com diretoria e Ancelotti. Mas é um time que voa sob Gattuso.


O custo da pandemia

Peter Lim, dono do Valencia, procura comprador para o clube. James Pallotta, dono da Roma, faz o mesmo, tal qual Frank McCourt, do Olympique de Marselha. Philippe Coutinho topou corte salarial de 50% para jogar a reta final da temporada no Bayern. Premier League tem multa aos proprietários dos direitos de transmissão pela suspensão dos jogos; e repassará parte do pagamento a quem subir, nesta e na próxima temporadas. Os times receberão 8 milhões de libras a menos, para cobrir custos.


Destaques individuais

A sequência de vitórias do Real Madrid com gols de pênalti de Sergio Ramos levantou a bola: ele já marcou mais gols na carreira que seu técnico Zidane. Messi, do outro lado, chegou a 19 assistências neste Campeonato Espanhol, marca mais alta da carreira. Suárez, com gol na vitória que decretou o rebaixamento do Espanyol, virou o terceiro maior goleador da história do Barça. Cristiano Ronaldo demorou, mas já está voando no Italiano, apesar da queda da Juventus para o Milan de Ibrahimović.


Quedas, fugas e torcida

Talvez seja questão de costume, mas os jogos sem torcida são bem estranhos. No playoff de acesso/rebaixamento do Alemão, tanto Werder Bremen quanto Heidenheim deram instrumentos musicais a membros do estafe, para criar clima. Depois da permanência, a torcida do Bremen fez até vaquinha, coletando mais de 5 mil euros para agradecer o Union Berlim, que bateu o Düsseldorf e permitiu ida do Bremen aos playoffs. Quem caiu foi o Racing Santander, na Espanha, de volta para a Terceirona.


Virando a página (ou não)

A China, país focal do início da pandemia, está prestes a retomar seu futebol. A Liga dos Campeões asiática também será disputada até o fim, segundo a confederação local. Na Bélgica, rebaixamentos declarados sem todos os jogos disputados seguem dando disputa jurídica, como vagas europeias na Holanda e, no caso da França, os dois. Mas na Holanda, quando a torcida voltar aos estádios, haverá punições para quem não cumprir os protocolos de prevenção, incluindo expulsões e até banimentos.


Bizarrices do "novo normal"

Já teve torcedor invadindo campo em jogo do Barça com portões fechados, agora teve a paralisação, nos playoffs da Terceira Divisão inglesa, por sinalizador no gramado. De onde? Ninguém sabe. Na retomada da MSL, uma das partidas (às 9 da manhã na Flórida) teve duas paradas de hidratação por tempo e pedestais higiênicos para a reposição da bola pelos gandulas e acesso dos jogadores. Clubes como o FC Dallas e atletas como Carlos Vela negaram participação no torneio costurado para voltar.


Alguns números da semana

Buffon se tornou o atleta com mais jogos na história do Campeonato Italiano: são 648 partidas, uma a mais que Maldini. Desde 1998, a Inter de Milão não tinha um jogador que, nos primeiros 30 jogos no Italiano, fizesse mais de 20 gols. Lukaku igualou Ronaldo Fenômeno. O Red Bull Salzburgo, em 2013/14, fez 110 gols em 26 jogos no Campeonato Austríaco. Agora, o time tem a mesma marca em apenas 32 partidas, rumo ao oitavo título seguido. O LASK Linz caiu pelas tabelas após a punição...


Rapidíssimas: o "capitão geográfico"

Campeã da Copa e da Liga alemãs, a equipe feminina do Wolfsburg fez o quarto "doblete" nacional seguido. No masculino, o Bayern venceu o Leverkusen e Lewandowski foi o artilheiro da Copa pela quinta vez (um recorde), quarta seguida (outro recorde). Pulido, capitão do Huesca, usou braçadeira diferente nos jogos fora de casa na Segundona, cada uma representando algo da região que o time visitava. Já o Real Madrid, no caso de títulos, não pagará "bicho" aos atletas, em acordo por crise.


 

#Brasil #Mundo #Análise


#Curiosidades #Dicas #Curtinhas #CampeonatoCarioca #CampeonatoCatarinense #CampeonatoItaliano #FIFA #JustiçaDesportiva #Agressão #Celtic #AbusoSexual #Zenit #Olympiacos #DynamoKiev #CampeonatoRusso #CampeonatoGrego #CopadaUcrânia #CampeonatoInglês #ManchesterUnited #CampeonatoPortuguês #Benfica #CampeonatoEspanhol #Valencia #CampeonatoItaliano #Roma #CampeonatoFrancês #OlympiquedeMarselha #Crise #Dirigentes #PhillipeCoutinho #Salário #CampeonatoAlemão #BayerndeMunique #SergioRamos #Messi #Suárez #CristianoRonaldo #WerderBremen #RacingSantander #LigadosCampeõesAsiática #Torcida #Justiça #MLS #DivisõesInferiores #Buffon #Recordes #JogadoresHistóricos #Lukaku #CampeonatoAustríaco #RedBullSalzburgo #FutebolFeminino #Wolfsburg #CopadaAlemanha #Lewandowski #Coronavírus #Coronapausa