banner 2 globo esporte (branco).png
banner 1 globo esporte (branco).png

Finta #3: tudo normal em um mundo anormal

Paulista e Gaúcho copiam Carioca e voltam no auge do vírus; pelo mundo, mais cenários bizarros.


O NesF curtiu tentar "prever o futuro" com você por um tempo. Só que a melhor fase da brincadeira foi olhar um pouco para o passado recente e tentar diagnosticar os cenários para os jogos que viriam pela frente. Mais do que um "tabelão", a montagem de um mosaico da semana no futebol brasileiro e mundial, com aquela puxada de sardinha para o futebol paraense, sempre que possível. Foi neste espírito que o quadro nasceu (e já foi até ampliado, nesta semana). Aqui, você pode dar uma finta na cobertura diária e repetitiva, em busca de um cenário mais amplo, baseado principalmente em números, detalhes importantes fora de campo e um pouco daquelas bizarrices que só o futebol proporciona. Então vem tentar fazer sentido dessas idas e vindas, na gangorra infinita que é o esporte. Abaixo, os destaques do NesF para as duas últimas semanas, de 9 a 22 de julho de 2020:


Timão vence o Verdão em dérbi com pichação, drone e segundo pior dia da pandemia no estado de São Paulo. (Rodrigo Coca/SC Corinthians)


Outros que voltam daquele jeito...

Teve Dérbi paulista, teve Gre-Nal, teve Peixe na Vila Belmiro. Acima de tudo, porém, teve quase 68 mil diagnósticos de Covid-19 no Brasil nesta quarta (22). Federações e tribunais do país todo negam pedidos de adiamento, por times sem condição de jogar. Até a Copa Verde deve ocorrer, assim como torneios de base e femininos voltarão. A roda gira... Porém, até aqui, poucos se lembram dos outros esportes, como o futsal. O futebol parece mesmo em uma bolha, na comparação com a situação geral.


Situações precárias pelo país todo

Itabaiana, em Sergipe, não tem como jogar. O Imperatriz, no Maranhão, voltou a treinar com apenas 12 jogadores. No ASA, em Alagoas, até mesmo as chuteiras dos atletas foram furtadas. O Paraibano mal retornou e teve jogo adiado por surto de coronavírus no Lagoa Seca. No Pará, Castanhal, Papão e outros clubes isolaram elencos para volta do estadual. O Palmas, em Tocantins, treina sem realizar testes de coronavírus, por falta de renda. Tudo parece uma bomba-relógio em contagem regressiva.


Duro calendário dos nordestinos

Nordestão voltou com sede em Salvador e muita confusão para definir os classificados, já que Bahia e Fortaleza fizeram campanhas idênticas. No fim, expulsão de auxiliar de Roger definiu a liderança do time de Rogério Ceni. Bahia desfez time de transição do início do ano, mas tem times diferentes para o Baiano e a Copa do Nordeste, enquanto o Brasileiro não começa, por possível sequência de 11 jogos em 18 dias. O Fortaleza, neste retorno, jogou 4 vezes em 8 dias. Sofreu, mas ganhou todos.


Santos e Conmebol colocam os pés pelas mãos

Três meses depois de cortar salários unilateralmente, Santos agora é pego "de surpresa" com vários atletas acionando a justiça para deixar o clube. Após protestos dos torcedores, Vila Belmiro precisou ser ressanitizada antes do jogo contra o Santo André. Peixe tem data para jogar Libertadores, que já definiu tabela em meio ao caos. O mandatário da Federação venezuelana está preso, o da Federação boliviana morreu de Covid-19 e futebol paraguaio voltou após adiamento. No Equador, só amistoso.


Protesto em Portugal

Jogadores do rebaixado Desportivo Aves protestaram, parados por um minuto ante o Benfica, com a bola rolando, devido às condições precárias de trabalho, falta de testes de Covid-19 e atraso salarial. O jogo quase não ocorre por falta de chaves para entrar no estádio; também não havia chaves para o ônibus levar o elenco ao estádio. Rodada final, fundamental pois o rival Portimonense luta contra a queda, está sob risco. Problema parecido na Suíça, Romênia e Rússia, mas por surtos de Covid-19...


...que também afligem a Espanha

Antes da rodada final da Segundona espanhola, o Fuenlabrada, que luta pelo acesso, teve sete casos positivos. A rodada não foi adiada, apenas o jogo contra o La Coruña, que lutava contra a queda. As partidas, portanto, não foram simultâneas. Agora, o La Coruña caiu e não tem mais pelo que jogar, enquanto vitória leva o Fuenlabrada aos playoffs. Elche, classificado, protesta. Caso vai ao tribunal, como o Wigan na Segundona Inglesa, bizarrice tão maluca que ainda será detalhada aqui no NesF.


Os números depois do título do Real Madrid

Joaquín, do Betis, ultrapassou Raúl e agora é o jogador de linha com mais jogos no Espanhol: 551. Zidane chegou ao 11º título em 209 jogos como técnico: uma taça a cada 19 jogos. Sergio Ramos e Marcelo (22 taças) são os mais vitoriosos do clube. Messi passou de 700 gols, fez 21 assistências na temporada do Espanhol; recorde histórico. Entre gols e assistências, já passou das mil contribuições para gols. Barça teve só 16 atletas no jogo final; deu vários ao time B, que tenta subir à Segundona.


Jogos estranhos na França

Próximo Campeonato Francês começa no fim de semana de 22 de agosto, a bizarrice é que os times já voltaram a jogar amistosos – e com torcedores no estádio, o que municia argumento de que a liga não deveria ter sido encerrada. Outros países planejam volta: Union Berlim quer bancar milhares de testes para a torcida. PSG fez 7 a 0 em amistoso estranho com time belga; o jogo teve quatro tempos de meia hora. Sensação de várzea pode seguir, pois IFAB quer cinco substituições por mais um ano.


Rapídissimas: os últimos campeões pelo mundo

Legia Varsóvia na Polônia, Midjtylland na Dinamarca, Noah na Copa da Armênia (virando jogo que perdia por 4 a 1), Başakşehir na Turquia (após pipocada no final da última temporada), Olympiacos na Grécia, Cruz Azul na Copa por México – torneio especial de retomada no país (a volta da liga foi adiada) –, Drita em Kosovo, Steaua Bucareste na Copa da Romênia e Tirana na Albânia: com técnico nigeriano Ndubuisi Egbo, um dos primeiros treinadores africanos a ter vaga na Liga dos Campeões.


 

#Brasil #Mundo #Análise


#Curiosidades #Dicas #Curtinhas #CampeonatoPaulista #CampeonatoGaúcho #DérbiPaulista #Coronavírus #Covid19 #Pandemia #Itabaiana #Imperatriz #ASA #CampeonatoParaibano #CampeonatoParaense #Palmas #CopadoNordeste #Bahia #Fortaleza #Santos #Justiça #JustiçaDesportiva #Conmebol #Libertadores #DesportivoAves #CampeonatoPortuguês #SegundaDivisãoEspanhola #CampeonatoEspanhol #RealMadrid #Barcelona #Zidane #Messi #FutebolFrancês #Amistosos #Regras #Torcida #IFAB #Campeões