banner 2 globo esporte (branco).png
banner 1 globo esporte (branco).png

Ponta a ponta: só 49ers e Patriots seguem invictos

Uma análise dos números até aqui, com times representando as “pontas” do mapa dos EUA.


A rivalidade entre as duas "costas" americanas é questão antiga. Desde a época do velho oeste sem lei e das grandes metrópoles do leste, até o formato atual, com cada ponta do país disputando o melhor talk show ou se filmes bons mesmo são gravados em Los Angeles ou em Nova Iorque. Nos esportes, o embate é mais evidente na NBA, onde leste e oeste se enfrentam anualmente no jogo das estrelas e as próprias conferências são baseadas no litoral banhado pelo Pacífico ou pelo Atlântico. Porém, às vezes a NFL chama atenção no quesito. Este ano, as duas únicas equipes invictas até a oitava rodada espelham a rivalidade. New England Patriots e San Francisco 49ers dividem muitos fatores em comum, mas também seguem caminhos bastante diferentes em suas campanhas perfeitas.


Há um ditado comum no futebol americano: que o ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos. No caso destas duas equipes, a afirmação tem peso. O time de São Francisco e o time da Nova Inglaterra têm as melhores defesas (no geral e contra o passe) da liga, com os 49ers em primeiro e os Patriots em segundo nas duas categorias. Ao defender o jogo corrido, é a trupe de Tom Brady que se destaca dos adversários californianos, curiosamente o time pelo qual o craque torcia quando jovem. Os Pats têm a quarta melhor defesa no quesito, enquanto os Niners ficam em décimo primeiro.


É nos ataques que a história das equipes começa a mostrar contornos bem distintos. Só os 49ers aparecem no top 5 de ataque corrido da temporada, com a segunda colocação, enquanto os Patriots estão apenas na posição 23. Os números deixados como rastro das campanhas, até aqui invictas, são emblemáticos sobre a forma como os times foram montados.


No ataque aéreo, os comandados de Bill Belichick aparecem na sétima colocação, enquanto Jimmy Garoppolo e seus blue caps amargam o número 24 da lista até aqui. Ambos estão longe do topo da tabela de eficiência ofensiva geral, mas separados por dez posições: os mineiros da costa oeste são os sextos, devido ao seu jogo corrido fortíssimo; já os patriotas do leste... Faça a conta.


É perceptível que as defesas de fato vêm carregando os times nesta primeira metade da temporada. Porém, existe uma parcela de responsabilidade também na tabela de cada equipe, nesta luta para se manterem invictas.


Garoppolo, que hoje lidera o ataque de São Francisco, passou anos sendo reserva de Tom Brady na Nova Inglaterra. (Divulgação/NFL)

Os Patriots têm oito vitórias e os 49ers têm sete – por conta da semana de folga. Nestas 15 partidas, apenas três foram contra equipes que não estão na parte de baixo da classificação.


Kyle Shanahan levou os aurirrubros a triunfos sobre Los Angeles Rams e Carolina Panthers, 12º e 13º da classificação geral, respectivamente. Já o time de Boston venceu o oitavo colocado Bufallo Bills. Tirando isso, é possível dizer que, segundo os números frios da tabela de classificação, os dois times só pegaram "baba".


E o curioso das vitórias mais difíceis é que duas delas são quase obrigatórias, já que foram contra rivais de divisão (Rams e Bills). Entretanto, na divisão leste da Conferência Americana, lar dos Patriots, Miami Dolphins e New York Jets figuram entre os últimos colocados, com Miami amargando a lanterna da temporada até aqui. O time de Nova Iorque, por sua vez, já perdeu as duas partidas contra o rival, sendo uma delas de zero. Zero.


O cenário é um pouco diferente na divisão oeste da Conferência Nacional, lar dos 49ers, em termos de qualidade. Mesmo com a diferença atual para os concorrentes, tanto Seattle Seahawks quanto Los Angeles Rams têm chances reais de irem aos playoffs. Em um cenário ideal da divisão, talvez até os dois consigam tal façanha.


Algumas vítimas de Niners e Pats, até aqui, também são comuns. Até a oitava rodada, ficaram pelo caminho Washington Redskins, Pittsburgh Steelers e Cleveland Browns. E ainda tem mais pela frente: os duelos vindouros contra o Baltimore Ravens, para ambas as equipes, e um jogo da equipe da Nova Inglaterra contra o Cincinnati Bengals, time já batido por São Francisco.


O restante da tabela é mais complicado do que a primeira metade, por isso seria arriscado dizer que essas equipes possam permanecer invictas até os playoffs. A NFL, além de tudo, adora aprontar surpresas. Isso sem falar em outros números interessantes: os Patriots são a quarta equipe que mais efetuou punts até aqui na liga, ou seja, está entre as que mais devolve a bola ao adversário após ataque malsucedido; e os 49ers vêm de imensa dificuldade para vencer o time fraco de Washington, sem marcar um mísero touchdown.


Por outro lado, o que importa é que, até aqui, neste duelo de "costas" do mapa americano, quem sai ganhando é o torcedor.

 

#Mundo #NFL #Análise


#FutebolAmericano #Calendário #Rivalidade #CostaLeste #CostaOeste #NewEnglandPatriots #SanFrancisco49ers #AFCLeste #NFCOeste #AFC #NFC #Playoffs #Técnicos #BillBelichick #KyleShanahan #QBs #TomBrady #JimmyGaroppolo